segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

A influência das cores na escolha da marca


O sucesso de uma clínica ou centro de estética não depende somente da qualidade do serviço prestado, atendimento ao cliente e preço. Diversos fatores podem influenciar na escolha do cliente por uma clínica de estética, falamos hoje da das cores na elaboração da marca e ambiente físico da clínica.

A escolha da marca e das cores que a compõe, assim como as cores utilizadas no espaço físico da clínica de estética, são características que devem ser levadas em conta devido a influência subconsciente das cores sobre as emoções e ações dos clientes e possíveis clientes.


A concorrência em todos os tipos de mercado é grande. O que diferencia o empreendimento de sucesso dos outros é o afinco prestado aos pequenos detalhes.




  • 80% acreditam que as cores aumentam o reconhecimento da marca.
  • A cor pode ser responsável por 60% da aprovação ou rejeição da marca
  • Anúncios em cores são vistos 42% mais frequentemente que anúncios em preto e branco.
  • 62-90% da avaliação de uma marca é baseada somente nas cores.
  • O uso correto das cores pode melhorar em 40% a leitura, entre 55% e 68% o aprendizado e em 73% a compreensão.

Cores e suas percepções


Vermelho:

  • Cor mais quente e dinâmica.
  • Estimula a energia e pode aumentar a pressão sanguínea, respiração e batimentos cardíacos.
  • Incentiva ações e confiança, aumenta paixão e intensidade.
  • Usos: Estímulo do apetite, criar senso de urgência, uso em liquidações, atração de compradores compulsivos.

Amarelo:

  • Cor mais brilhante e energizante.
  • Torna pessoas mais falantes.
  • Estimula otimismo e esperança, além de auxiliar na concentração e estímulo do intelecto.
  • Usos: Chamar a atenção em vitrines, mostrar clareza, lembra cuidado.

Azul:

  • Cor que representa calma, confiança e segurança.
  • Incentiva a criatividade, contemplação e espiritualidade.
  • Usos: Cria senso de segurança e confiança na marca, diminui o apetite e aumenta a produtividade.

Laranja:

  • Cor equilibrada, vibrante e energética.
  • Reflete calor, excitação e entusiasmo.
  • É menos excitante que o vermelho, porém agradável visualmente.
  • Usos: Chamar a atenção, preferida por compradores compulsivos, representa marca amigável, alegre e confiante.

Verde:

  • Cor equilibrada e rejuvenescedora, representando estabilidade e possibilidade.
  • Associada geralmente à saúde e à tranquilidade.
  • Representa crescimento, vitalidade, abundância, natureza e possui efeito calmante e alivia o stress.
  • Usos: estimular o relaxamento dos clientes, promoção da questão ecológica.

Roxo:

  • Reflete nobreza, riqueza, sucesso e sabedoria.
  • É calmante e está relacionado à intuição e espiritualidade.
  • Estimula a resolução de problemas e incentiva a criatividade.
  • Usos: Frequentemente em produtos de beleza ou anti-idade, representa marca ou serviço criativo, inteligente e imaginativo.

Harmonização das cores


A escolha das cores que despertam as emoções e ações mais desejadas ao empreendimento não é o único passo para a elaboração de uma marca de sucesso. A criação do logotipo deve ser agradável visualmente, atingir o gosto pessoal do público-alvo, ser simples e fácil de ser lembrado e associado ao seu negócio.

Um passo importante é a harmonização das cores, que consiste na escolha das cores que combinem entre si, tornando a marca agradável e ao mesmo tempo possuindo contraste nas cores, o que facilita a leitura. O infográfico abaixo apresenta as principais estratégias de harmonização de cores:



Concluindo


Todas as escolhas no processo de criação de uma marca até a abertura de uma clínica ou centro de estética refletirão no sucesso ou fracasso do negócio. Acertar em todos esses fatores relacionados é crucial para a criação de uma marca relevante no mercado.

Detalhes simples, como a escolha das cores, podem aumentar a visibilidade da empresa, a aceitação da marca pelo público-alvo e consequentemente refletir no aumento do lucro do empreendimento.


Fonte: Psicologia das Cores


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