quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Conhecendo os excipientes cosméticos



A formação profissional do farmacêutico passa por diversas áreas do conhecimento que o diferenciam dos outros profissionais que atuam na saúde estética. O conhecimento das fórmulas cosméticas e seus componentes auxiliam para o desenvolvimento de um atendimento individualizado ao cliente.

Nessa série, falaremos sobre propriedades dos excipientes farmacêuticos e cosméticos disponíveis atualmente:

Ácido Esteárico


É uma mistura de ácido esteárico (C18H36O2) e ácido palmítico (C16H32O2). Apresenta-se como uma massa dura, pó ou escamas cristalinas de cor branca a amarelada. É untuoso, sem cheiro ou apresentando odor de sebo. 
É utilizado em preparações farmacêuticas de uso tópico e oral como emulsificante, solubilizante, lubrificante de comprimidos e cápsulas. Quando parcialmente neutralizado por álcalis é utilizado na preparação de cremes. Também é utilizado em supositórios como agente de consistência.

Em pomadas e cremes utiliza-se em torno de 1-20% enquanto na utilização do ácido esteárico como lubrificante utiliza-se concentrações de 1-3 %. 

Possui ponto de fusão entre 60 e 65 °C, sendo facilmente solubilizado em benzeno, tetracloreto de carbono, clorofórmio e éter, solúvel em etanol, hexano e propilenoglicol porém insolúvel em água. 

Em sistemas Água em Óleo (A/O) apresenta EHL igual a 6, por outro lado em sistemas Óleo em Água (O/A) apresenta EHL 15. 

É incompatível com a maioria dos hidróxidos metálicos e com agentes oxidantes. Considerado seguro, não-tóxico e não-irritante.

Álcool Estearílico




O álcool estearílico é uma mistura de álcoois alifáticos sólidos onde há a presença majoritária de 1-octadecanol (C18H38O) não menos que 95%. Apresenta-se na forma de grânulos, flocos ou massas de cor branca, possuindo odor suave característico e sabor doce.

É empregado na farmacotécnica como agente de consistência em cosméticos, cremes e pomadas, porém também é utilizado em comprimidos de liberação controlada, supositórios e microesferas.

É solúvel em clorofórmio, etanol, éter, hexano, propilenoglicol e óleos vegetais e insolúvel em água.

Possui temperatura de fusão entre 57 e 60°C e valor de EHL igual a 14. É estável em meios ácidos e básicos porém é incompatível com agentes oxidantes fortes. É considerado seguro, inócuo e atóxico.

Álcool Cetoestearílico


É formado por uma mistura de álcoois alifáticos constituída de álcool estearílico e cetílico (C16H34O). Apresenta-se como uma massa untuosa, flocos brancos ou grânulos. O álcool cetoestearílico é utilizado em preparações cosméticas e farmacêuticas de uso tópico como emoliente, emulsificante e como agente de viscosidade.

Assim como o álcool estearílico é solúvel em etanol, éter e óleo e insolúvel em água, possui ponto de fusão entre 49 e 56 °C e valor de EHL igual a 15,5.

É incompatível com agentes oxidantes fortes e sais metálicos e considerado seguro para o uso em formulações cosméticas e farmacêuticas de uso tópico.

Cetil Estearil Sulfato de Sódio


O cetil estearil sulfato de sódio é um tensoativo aniônico da classe dos Álcoois graxos sulfatados, possuindo nome comercial de Lanette E ®. É utilizado em preparações cosméticas, principalmente em cremes e loções como um emulsionante primário O/A. 

Como é um tensoativo aniônico, apresentando carga, é mais irritante que os tensoativos não-iônicos. 

Apresenta-se como um pó branco a amarelado com odor característico, em solução (1% m/v) apresenta pH entre 7,5 e 9,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário