domingo, 1 de fevereiro de 2015

Gestão: Avaliação de Fornecedores

A qualidade dos produtos utilizados com fins estéticos é um fator determinante para o sucesso dos procedimentos estéticos executados por farmacêuticos e outros profissionais da saúde estética. Garantir a qualidade desses produtos é complexo se não houver planejamento e, caso não executado de maneira correta, pode interferir nos resultados esperados pelo cliente afetando a imagem do centro/clínica de estética. Além disso, assegurar a qualidade, não significa apenas uma avaliação técnica do produto, visto que os processos de armazenamento, transporte e aspectos legais também estão envolvidos.
A avaliação de fornecedores e, consequentemente, dos produtos adquiridos deles perpassa por esses critérios: avaliação legal, do armazenamento, do transporte, da entrega e por fim a avaliação técnica do produto.

Objetivos da Avaliação de Fornecedores

Avaliar os fornecedores e qualificar o processo de aquisição de produtos para fins estéticos se baseia essencialmente na necessidade de assegurar o uso do produto de melhor qualidade, mas além disso pode-se elencar diversos objetivos que podem ser alcançados com a implantação desse sistema:
  • Redução no número de devoluções de produtos e insumos por não conformidade técnica;
  • Redução no número de entregas fora do prazo;
  • Redução de custos;
  • Facilidade no processo de aquisição, a partir de lista de fornecedores qualificados;
  • Avaliação contínua do processo possibilitando estratégias de melhoria;

"Fornecedores são parceiros de negócio que contribuem, agregam valor e estão envolvidos em termos de cooperação, coordenação e comunicação"

Aspectos Legais

A avaliação dos aspectos legais estão relacionados ao funcionamento de qualquer empresa, assim como aos específicos de empresas que fabriquem, processem ou distribuam os produtos e insumos com finalidade estética.
É realizada a partir do envio das documentações requisitadas ao fornecedor em avaliação, devendo ser uma etapa eliminatória, visto a necessidade de adequação a todas a legislações vigentes por parte das empresas que comercializem esses produtos.

Condições de armazenamento

A avaliação do armazenamento pode ser realizada através de uma visita técnica ou por meio de documentos relacionados ao exercício das Boas Práticas de Armazenamento. Devem ser avaliados aspectos como o controle de umidade e temperatura, controle de vetores e pragas, disposição e espaço físico adequados, entre outros.

Entrega

Após o processamento do primeiro pedido procede-se a avaliação da entrega onde são avaliados quesitos como as condições de transporte, avaliação dos entregadores, avaliação da nota fiscal e, principalmente o prazo de entrega estipulado.

Condições dos produtos

Por fim, os produtos são analisados quanto as suas condições, que devem ser aquelas especificadas na legislação pertinente, assim como amassamentos e desvios de qualidade não podem ocorrer.

"Potenciais fornecedores devem ser pré-qualificados e aqueles selecionados devem ser monitorados através de um processo que considere a qualidade do produto, confiabilidade do serviço, tempo de entrega e viabilidade financeira"

Nenhum comentário:

Postar um comentário